Bebês já percebem as intenções das pessoas por trás da fala

Crianças de 1 ano adquirem discernimento mesmo sem entender língua.
Trabalho foi feito pelas universidade de Nova York e McGill, no Canadá.

A pesquisa demonstra, portanto, que adquirimos logo cedo um conhecimento que vai além da experiência individual. Essas informações nos chegam por meio da observação indireta, pela conversação, por livros e pelo acesso aos meios de comunicação.

Trabalhos anteriores já haviam comprovado que as crianças são capazes de compreender que o discurso pode ser usado para comunicar e categorizar coisas observáveis, como pessoas e objetos. Mas esse é o primeiro a ir além, por meio de representações teatrais propostas pelos cientistas aos menores participantes.

Segundo a professora e uma das autoras Athena Vouloumanos, as crianças aprendem através da linguagem e da descrição oral de fenômenos que ainda não presenciaram diretamente. Assim, ganham discernimento e podem desenvolver suas habilidades sociais.

De acordo com a coautora Kristine Onishi, assim como os adultos, mesmo sem entenderem determinado idioma, têm a intuição de que duas pessoas fornecem informações entre si durante uma conversa, os pequenos podem não compreender o significado de palavras específicas, mas captam a mensagem principal.

 

Fonte.

This entry was posted in Links Interessantes. Bookmark the permalink.

Comments are closed.