Motricidade

A locomoção é um dos atributos mais importantes dos seres vivos, uma vez que libera o organismo das limitações impostas pelo ambiente. Em nosso organismo, o comando da locomoção é efetuado pelo sistema nervoso, com mais da metade de sua estrutura envolvida diretamente com o desempenho motor. Dessa forma, lesões do sistema nervoso resultam, usualmente, em degradação das habilidades motoras. Portanto, a avaliação do sistema motor é central no exame clínico neurológico.

Para a realização do exame da motricidade, é preciso que se siga uma sequência de ações, das quais a inspeção deve ser feita inicialmente, seguindo-se por tônus muscular e força muscular.

Inspeção e palpação
O objetivo da inspeção consiste na observação da forma e volume dos músculos para a detecção de assimetrias, deformidades e movimentos involuntários, como fasciculações. Quando indicado, deve-se palpar os músculos para avaliar dor, consistência e contraturas.

Tônus
O tônus muscular é avaliado testando selecionados grupos musculares através de movimentos passivos, para sua realização o paciente precisa estar relaxado. No início, o tônus normal do paciente é difícil de ser identificado, no entanto, depois de examinar vários pacientes com flacidez e hipotonia dos membros, ficará mais fácil de identificar um paciente com tônus normal.

Força
A avaliação da força muscular pode ajudar a identificar padrões de fraqueza, os quais ajudam na localização de uma lesão, podendo apresentar-se na região cortical ou branca, medula espinhal, raiz nervosa, nervo periférico, ou músculo. Os grupos musculares devem ser testados de forma sistemática, buscando sempre comparar a força dos músculos homólogos contralaterais para aumentar a detecção de eventuais assimetrias.

Escala usada na gradação da força muscular:

0 - Sem contração muscular; 1 - Contração muscular sem deslocamento articular; 2 - Movimento quando a gravidade é eliminada; 3 - Movimento contra a gravidade, mas não contra resistência; 4 - Movimento moderado contra resistência; 5 - Força normal.