Coordenação e equilíbrio

Nós chamamos de coordenação motora a capacidade que o corpo tem de desenvolver movimento em resposta a um estímulo cerebral. A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados. Na coordenação motora ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.

As bases neurofisiológicas do equilíbrio corporal são fundamentais para se compreender a postura corporal, independente da posição adotada pelo corpo, seja ela estática ou dinâmica. Para o equilíbrio corporal ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: sistema vestibular, sistema visual, sistema proprioceptivo e o meio ambiente. A manutenção do equilíbrio geral é realizada pelo sistema vestibular.

Com isso, o exame neurológico visa a uma avaliação criteriosa desses sentidos e ações para uma melhor compreensão do estado geral do paciente.