Sensibilidade e reflexos

Os estímulos, que atuam em órgãos receptores da superfície corporal, independentemente de sua natureza, são conduzidos por sistemas especiais até o sistema nervoso central. O estudo semiológico da sensibilidade diz respeito aos receptores, às vias condutoras e aos centros localizados no encéfalo.

O estudo da sensibilidade é dividido em geral e em especial. Na sensibilidade especial estudamos a olfação, a visão, a gustação e a audição. No vídeo a seguir, entretanto, abordaremos a sensibilidade geral.

Em relação à semiotécnica da sensibilidade, ela é divida em superficial e profunda. Na avaliação da sensibilidade superficial, analisamos a sensibilidade tátil, térmica e dolorosa. Já na avaliação da sensibilidade profunda, verificamos a sensibilidade vibratórica (palestesia) e a sensibilidade à pressão (barestesia).

De modo genérico, pode-se afirmar que toda ação corresponde uma reação. Assim é o reflexo, ou seja, trata-se de uma resposta do organismo a um estímulo de qualquer natureza. Para o estudo do exame neurológico, são importantes os reflexos motores, cuja base anatomofuncional está no Arco Reflexo.

Pode-se dividir os reflexos motores em reflexos exterocptivos ou superficiais e em reflexos profundos ou miotáticos.

Reflexos Exteroceptivos ou Superficiais

Nestes reflexos o estímulo é feito na pele por um estilete rombo (exemplo: reflexo cutaneoplantar).

Reflexos Profundos ou Miotáticos

Reconhecem-se os tipos fásicos ou clônicos e os tônicos ou posturais.

Na pesquisa dos reflexos miotáticos fásicos ou clônicos, o estímulo é feito pela percussão com o martelo de reflexos do tendão do músculo que se pretende examinar.

Os reflexos miotáticos fásicos podem ser: normais (+), abolidos (ou arreflexia, 0), diminuídos (ou hiporreflexia, -), vivos (++) ou exaltados (ou hiper-reflexia, +++). A arreflexia ou a hiporreflexia são encontradas comumente nas lesões que interrompem o arco reflexo (poliomielite, polineuropatia periférica, miopatia), e a hiper-reflexia nas lesões de via piramidal (AVC, tumor, doença desmielinizante, traumatismo).