Vai fazer prova? Beba água!

Aos que vão se submeter ao ENEM, uma dica. Estudo conduzido em parceria por equipes da Universidade de East London e da Universidade de Westminster, aponta a importância do consumo regular de água para o desempenho escolar. As descobertas foram apresentadas na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia realizada em Londres (18-20 de abril de 2012).

Os pesquisadores registraram o comportamento de 447 estudantes de graduação. Eles verificaram que os alunos que estavam em níveis mais elevados do curso universitário eram muito mais propensos a levar bebidas para o exame do que aqueles em seu primeiro ano de estudo na graduação.

Os resultados mostraram que aqueles que levaram água para as provas e, presumivelmente, consumiram a água, saíram-se melhor nos exames do que aqueles que não o fizeram. ”Os resultados sugerem que o simples ato de levar água em um exame estava ligado a uma melhoria as notas dos alunos. Existem várias razões fisiológicas e psicológicas que podem explicar esta melhor performance com o consumo de água”. De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, existe a possibilidade de que o consumo de água pode ter um efeito fisiológico nas funções cerebrais relacionadas ao raciocínio, resultando em desempenho melhorado nos exames. Existe também a possibilidade de que o consumo de água possa, simplesmente, aliviar a ansiedade, conhecida por ter efeitos negativos para quem se submete ao estresse de uma prova.

“Pesquisas futuras serão necessárias para desmembrar essas explicações, mas qualquer que seja a explicação é evidente que os alunos devem se esforçar para manter-se hidratado com água durante os exames”. Esses achados podem ter implicações sobre a política de acesso a bebidas durante exames em todos os níveis de ensino. Eles também sugerem que a informação sobre a importância de manter hidratado deve ser dirigida aos alunos do primeiro ano de graduação que são menos propensos a levar bebidas para os exames.

De qualquer forma, pratique essa ideia. Beber água faz bem de qualquer forma.

This entry was posted in ENEM and tagged , . Bookmark the permalink.

One Response to Vai fazer prova? Beba água!

1. Robson William says:

Sabia que não era uma boa beber refrigerante.