Células ligam-se apenas a células semelhantes?

Macrófago de um camundongo formando dois processos (como braços da célula?) para fagocitar duas pequenas partículas em suas proximidades, possivelmente patógenos. Fonte: Wikimedia Commons. Permissão: CC-BY-SA-2.0.

Nem todas as células ligam-se apenas a células semelhantes. Os macrófagos, por exemplo, células do sistema de defesa do organismo, têm a capacidade de se ligar a células do próprio organismo e também a protozoários, bactérias e fungos.

Mas se nos referirmos aos tecidos, que são formados por um conjunto de células iguais, dois fatores fazem com que essas células se associem: a composição protéica de suas membranas e algumas moléculas de superfície, que são específicas para esse tipo de interação célula a célula. O outro fator é a composição da matriz extracelular. Trata-se de substâncias secretadas pelas células do tecido que controlam toda a interação e especificidade das células que formam o próprio tecido.

Autoria do texto:

Marcelo Einicker Lamas
LABORATÓRIO DE FÍSICOQUÍMICA BIOLÓGICA, INSTITUTO DE BIOFÍSICA CARLOS CHAGAS FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Publicado em:

Biologia : ensino médio / organização e seleção de textos Vera Rita da Costa, Edson Valério da Costa. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
125 p. (Coleção Explorando o ensino; v. 6)
ISBN 85-98171-17-4

This entry was posted in Biologia, Curiosidade and tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.