A História da Farmácia.

Primeiros Registros da Farmácia.

O primeiro registro histórico sobre a Farmácia refere-se aos estudos de Teofrasto (370- 285 a .C) cujo primeiro jardim botânico ocidental localizava-se na cidade de Atenas e recebeu o seu nome. Esse jardim era ligado ao Liceu onde Teofrasto, hoje considerado “pai da botânica”, iniciou os estudos científicos das plantas. Ele foi um dos mais brilhantes discípulos de Aristóteles a quem a historia laureia como sendo quemmais exerceu o nosso ofício com brilho e segurança. Outra personalidade importante na história da Farmácia é Dioscórides. Ele nasceu na metade do século I da nossa era. Formado em medicina, acompanhou as legiões romanas na Ásia Menor, Itália, Grécia e Espanha. É considerado o fundador da Farmacognosia  (estudo das plantas), por sua obra De materia medica, nome pelo qual ficou conhecida na sua tradução latina. Dioscórides, após intensa e direta observação das plantas no seu habitat natural e após realizar experiências cuidadosas sobre o uso das plantas, como aquelas derivadas dos minerais e dos animais, escreveu a referida obra em cinco livros, descrevendo a preparação, propriedades e ensaios dos fármacos.

Em 1240, na Prússia, o Imperador Federico II, separou oficialmente a Medicina da Farmácia, e estabeleceu nesta mesma época, o código de ética profissional.

A Chegada da Farmácia no Brasil.

Quando o principe regente D. João chega ao Brasil em 1808, funda a Escola de Medicina na Bahia, e no Rio de Janeiro, funda, a Escola de Medicina, Anatomia e Cirurgia. O primeiro laboratório de análises químicas foi criado por D. João em 1812 (chamado de Laboratório Químico Prático do Rio de Janeiro).

Em 1808 a Farmácia era apenas uma das cadeiras do Curso de Medicina do Rio de Janeiro. José Maria Bomtempo foi o primeiro professor de Farmácia do Brasil, ensinando no Rio de Janeiro. O ensino da Farmácia só inicia em 1824, e em 1825 ocorre a consolidação da criação da Faculdade  de Farmácia do Rio de Janeiro.

Antes, haviam os chamados: Boticários, eles exerciam a profissão do farmacêutico no Brasil, mesmo não habilitados, eram geralmente Jesuítas. Mas, em 1886 o boticário deixa de existir e o Farmacêutico ganha força. Para exercer a profissão, o profissional deve está escrito no Conselho Regional de Farmácia.

No dia 20 de janeiro, é comemorado O Dia do Farmacêutico no Brasil, a data foi escolhida pela Associação Brasileira de Farmacêuticos, na época, a maior associação de farmacêuticos.

Comments are closed.